segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Dorminhoco



     Sleeper é um filme estadunidense de 1973 com direção, roteiro e trilha sonora por Woody Allen, que também o estrela. É uma comédia pastelão de ficção científica que retrata um futuro satírico, distópico bem aos moldes de 1984, George Orwell, com direito a um líder opressor, cidadãos controlados e tecnologia avançada.

     Miles Monroe (Woody Allen) é dono de restaurante natural e um clarinetista de jazz no ano de 1973 que após uma crise de úlcera é congelado por 200 anos. Um grupo de médicos rebeldes o despertam em 2173 e depositam nele a confiança de se juntar aos Rebeldes para derrubar o governo vigente. A partir de então ele começa a ser o grande inimigo público.

     Sendo perseguido e estando totalmente alheio à modernização ocorrida nesses dois séculos, Miles se envolve em várias confusões que trazem a comicidade ao filme. Numa de suas fugas, finge ser um robô mordomo e conhece Luna Schlosser (Diane Keaton), uma poeta burguesa representante da alienação dos movimentos culturais elitistas manipulados pelo poder que dará continuidade ao plano quando ele fica impossibilitado de continuar na missão.

     Dentre todas as confusões cômicas, os mais atentos podem perceber a quantidade de críticas à sociedade contemporânea (década de 70, quando o filme foi produzido, mas também à nossa do século XXI), cutucadas tanto no capitalismo quanto no socialismo, um refino intelectual nos questionamentos e opiniões propostos por Allen e a tentativa de desconstrução das "normas" que política, religião, mídia, movimentos culturais impõem.  

     A viabilidade científica das ideias que Woody Allen desenvolveu neste filme foi confirmada em um único almoço entre  ele e Isaac Asimov, um bioquímico e escritor famoso por obras de ficção científica dentre elas Eu, robô.

     Sleeper é um filme bem interessante para refletir sobre a situação atual e futura das sociedades além de ser considerado um "marco" na carreira de Allen, uma transição entre humor pastelão e roteiros mais sofisticados e intelectuais.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, opinem, critiquem, mas sejam educados, ok?